A curiosidade não matou o gato! Seja curioso e divirta-se!!!

Ao contrário do que diz o ditado popular, a curiosidade não matou o gato e, quando se trata do processo de aprendizagem, o melhor e que de fato o estudante seja curioso e busque novos caminhos para aprender e para isso, ele precisa ter espaço para tanto.

Atualmente, cada vez mais as escolas de alto nível têm investido em novas metodologias de ensino que estimulam a criatividade e a curiosidade do aluno.

Para saber um pouco mais sobre isso, confira algumas dessas metodologias de ensino no artigo de hoje, confira.

Uso de tecnologia

A adoção de metodologias de ensino que envolva a utilização da tecnologia já é um ponto pacífico quando se fala em educação no mundo atual.

O momento hoje é bem diferente do passado, quando ainda existiam dúvidas se adotar a tecnologia na educação valeria a pena.

Hoje em dia, com a tecnologia fazendo mais parte do cotidiano das pessoas, presente em praticamente tudo que fazemos, isola-la da educação é impossível.

Incluir o uso de recursos tecnológicos nas metodologias de ensino estimula que o aluno seja curioso e possa aprender através de aplicativos, softwares e plataformas que estimulam o desenvolvimento de habilidades específicas e acelerar o aprendizado.

Mão na massa

Outra forma de estimular que o aluno seja curioso através da adoção de metodologias de ensino adequadas para o momento atual é através das metodologias de mão na massa, onde o aluno aprende através da execução de projetos.

Essa é uma maneira de o aluno aprender e desenvolver suas habilidades e suas competências a partir da prática, se envolvendo projetos que estimulam a sua criatividade e a sua curiosidade.

Essa é uma das principais tendências nos modelos educacionais das melhores escolas do mundo, buscando dar mais significado para o processo de aprendizado do aluno, voltando o processo de aprendizagem para a execução de projetos.

Essas atividades práticas podem, além de estimular a criatividade, ajudar a desenvolver a empatia, a autonomia e o potencial criativo do aluno, fazendo com que o mesmo esteja no centro do processo de aprendizado.

Que tal você levar estas práticas para dentro de casa, todos os conteúdos e kits da Hackids tem uma abordagem “mão na massa”, seus filhos irão aprender na prática sobre programação, robótica, entre muitos outros temas que despertam interesse e curiosidade.

 

Seja curioso e divirta-se!!!

Agora você já sabe como as novas metodologias de ensino, voltadas para a prática, podem estimular que o aluno seja curioso e desenvolva as habilidades necessárias para os desafios que o mundo atual e o futuro reservam.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre esse tema, confira os nossos artigos anteriores e continue acompanhando as nossas publicações.

Quer aprender a usar o micro:bit na prática?

Rolar para cima