BBC micro:bit, uma jornada épica
Você já deve ter ouvido sobre a BBC (British Broadcasting Corporation), desde seu estabelecimento em 1922, sempre foi uma grande empresa na mídia de radiodifusão. No início da sua fundação, a emissora era composta por muitas empresas de rádio, incluindo a empresa de Marconi, isso mesmo, o inventor do telégrafo. A razão para a BBC ter se tornado uma grande promotora tecnológica da indústria de computadores e Internet das Coisas não é apenas para as necessidades de propaganda e comunicação da mídia, mas também por existir um forte pioneirismo tecnológico enraizado dentro da BBC.
Quando a Apple lançou o computador Apple II, a BBC começou a planejar a promoção da tecnologia de programação ao público por meio da televisão. Foi estabelecido o CLP (computer language project). Para promover o CLP de maneira mais eficaz a BBC e a Acorn Computers Ltd concluíram em conjunto o projeto do BBC Microcomputer System, ou BBC Micro, com o suporte do Ministério Britânico de Comércio e Indústria. Era um sistema de 8 bits, com 16kROM e 32KRAM, vinha equipado com um interpretador de linguagem BASIC para garantir que os programas BASIC pudessem ser integrados e executados, e o sistema tinha a capacidade de interagir com sistemas de TV e antena.
Entre 1982 e 1990 o programa CPL ensinou programação BASIC para os britânicos da época de várias maneiras e em diferentes momentos. Foram quase 2 milhões de pessoas que tiveram acesso a estes treinamentos e adquiriram o BBC Micro.
Mesmo nos dias atuais, esse número é surpreendente. Porém o mais importante é que o BBC Micro cultivou um grande número de talentos com capacidade de programação de computadores e de inovação, que vieram a atuar nos setores industrial e comercial britânicos. Depois de décadas, observamos todo o ecossistema britânico e vemos quantas empresas inovadoras como ARM e DeepMind surgiram. Muitas pessoas cresceram sob a influência da BBC micro sem entender e conhecer seu surgimento.
Após quase quatro décadas, a BBC volta a fornecer um novo ecossistema de recursos em volta de um novo dispositivo, agora chamado BBC micro:bit, e este recurso foi inicialmente ofertado a todos os alunos da 7ª série do Reino Unido.
Diferente de todo o impacto e do ciclo de vida que o BBC micro teve através da televisão BBC no início dos anos 80, o BBC micro:bit, de acordo com as estatísticas da Fundação micro:bit em 2018, jovens em mais de 45 países começaram a aprender a usar e programar o micro:bit através do auto-estudo , explicações em sala de aula e cursos de livres. Sem dúvida, micro:bit é muito mais fácil de ser promovido e de ser recebido. Muitas pessoas estão desenvolvendo seus próprios projetos, à sua maneira, o uso do micro:bit em áreas ainda desconhecidas.