Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a criação de emojis, vamos explorar a criação de um pseudocódigo para nosso projeto.
Um pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples, por exemplo nossa língua nativa, o português, sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação.
Pense no que você quer que seu programa faça.
Escreva um plano detalhado, passo a passo para o seu programa. Quais informações farão parte da entrada, como serão processada e por fim, qual saída seu programa criado deverá apresentar.
Que tal criarmos um programa para representar algumas emoções?
Nosso pseudocódigo terá a seguinte estrutura:
iniciar o programa com uma tela em branco (LED´s desligados);
sempre que o Botão A for pressionado, exibir um rosto sorridente;
sempre que o Botão B for pressionado, exibir um rosto triste.
Apresentando seu emoji
Vamos iniciar a construção de nosso programa a partir do pseudocódigo elaborado.
Com o Makecode aberto, clique em Novo projeto, em seguida clique em Create.
#ficadica
você pode excluir blocos que não serão utilizados. Quando quiser excluir algum bloco que não esteja em uso. Neste exemplo, caso não precise usar o bloco 'sempre', basta arrastá-lo para a esquerda para a área dos blocos. Você verá um ícone de lata de lixo aparecer. Solte o bloco e ele deve desaparecer.
Relembrando nosso pseudocódigo, queremos ter certeza de iniciar um programa com uma tela limpa, ou seja, sem nenhum LED´s ligado.
Podemos obter este resultado clicando na categoria da caixa de ferramentas Básico e, em … more , escolha o bloco limpar tela
Para tornar nosso programa um pouco mais interessante e cumprir o nosso plano descrito no pseudocódigo, adicione um manipulador de eventos “no botão A pressionado” que se encontra no conjunto Entrada.
Conforme definimos no início de nosso projeto, queremos representar emoções através da matriz de LED´s quando os botões A ou B forem pressionados… precisamos então exibir imagens diferentes, dependendo do botão que o usuário pressionar.
Botão A pressionado > carinha sorridente;
Botão B pressionado > carinha triste;
No menu Básico, arraste um bloco ‘mostrar ícone‘ para a área de trabalho de codificação. Encaixe este bloco ‘mostrar ícone‘ no manipulador de eventos ‘no botão A pressionado‘. Em seguida modifique o ícone para a carinha feliz.
Repita os mesmos passos, agora para o botão B. Dentro deste novo bloco adicionado, altere ‘A‘ para ‘B‘. Perceba que o bloco não ficará mais acinzentado, pois agora ele está ouvindo um evento diferente, ‘no botão B pressionado‘. Finalize adicionando um novo bloco “mostrar ícone” e escolha um novo emoticon para ser apresentado na matriz de LED´s. Em seguida, mude o ícone para carinha triste.
Teste seu programa
Anteriormente comentamos que o Makecode possui um simulador, o MakeCode compila e executa automaticamente o seu programa, então tudo que você precisa fazer agora é pressionar o botão A e, em seguida, o botão B no simulador para ver a saída produzida pelo seu código.
Sinta-se à vontade para brincar com a ativação ou desativação dos LEDs nos blocos ‘mostrar ícone‘ até obter as imagens desejadas.
Não esqueça de dar um nome para seu programa.
#ficadica
Podemos usar nossa matriz de LED´s para exibir imagens diferentes, você pode escolher algumas das que já estão prontas, como fizemos, ou poderá usar o bloco “mostrar leds” que se encontra no menu Básico, arraste o bloco e deixe sua criatividade fluir criando seus próprios desenhos.
Salvar e baixar
Agora que você já testou seu código no simulador, já deu um nome para o programa, e tudo está funcionando perfeitamente, é hora de salvar seu programa e enviá-lo para o micro:bit e ver o resultado diretamente em sua placa… Faça o download para seu micro:bit e divirta-se!
No vídeo você pode acompanhar o processo completo desde o ínicio.
Deixamos também o o código e o programa pronto para você analisar e fazer as modificações que desejar.