Animações personalizadas - Parte 3

O desafio

 

Desta vez seu desafio será criar uma animação ou jogo, o objetivo é manter os pixels em movimento. Você poderá criar:

 

  • Uma animação que cumpra o objetivo de ser uma “proteção de tela” usando os blocos de plotagem disponíveis. Poderá preencher a tela linha por linha, coluna a coluna, fazendo uma pausa entre cada uma ou criando uma constelação aleatória de estrelas representadas por LED´s acesos com diferentes intensidades de brilho; 

ou

 

  • Um jogo que utilize sprites para gerenciar os valores das coordenadas x e y dos diferentes objetos.

Inspire-se

Para te inspirar na construção de seu projeto, separamos dois projetos que utilizam as técnicas necessárias para a realização de seu desafio.

O primeiro é o projeto Dancing Pixels, ele utiliza conceitos simples de aleatoriedade para definir o brilho e a posição do pixel (LED) que será ligado.

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O segundo projeto para você se inspirar é uma variação do jogo Escape Vírus, que construímos anteriormente. Nesta nova variação, estamos utilizando alguns blocos da categoria Jogo, esta categoria faz parte dos itens encontrados na categoria Avançado. Usamos a mesma lógica para esta nova versão, com isto você poderá aprender e comparar como é a utilização dos blocos desta categoria. São definidos dois sprites (virus e jogador) e também o objeto pontuação. Observe que a programação é muito simplificada, pois os blocos desta categoria se encarregam de “codificar” internamente muitos dos elementos necessários para a programação de um jogo. Aliás, há uma plataforma do Makecode totalmente dedicada a criação de Arcade, abaixo você pode conhecer um pouco de nosso eBook, e caso queira adquirir clique aqui.

Controles do jogo:

[A]  move para esquerda

[B]  move para direita

[A+B] novo jogo

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