Jardim de Sons - Parte 1

Você gostaria de ver como os computadores realmente funcionam?

Os computadores vêem tudo como zeros e uns. Neste turorial iremos “entrar” dentro dos computadores e aprender como eles funcionam.

Para se movimentar dentro dos computadores você vai precisar aprender a “falar” BINÁRIO.

BINÁRIO?!?!?

sistema de números binários é uma maneira de escrever números usando apenas dois dígitos : 0 e 1. O sistema binário é muito útil em eletrônica, porque você pode usar esses e zeros para ficar ligado e desligado.

Como apertar um botão. Imagine que zero significa DESLIGADO e um significa LIGADO.

Objetivos:

  • Entenda o que são bits e bytes e como eles se relacionam com os computadores e como as informações são processadas e armazenadas.
  • Aprenda a contar na Base 2 (binária) e a converter números da Base 10 (decimal) para binário.
  • Aplique o conhecimento e as habilidades acima para criar um programa exclusivo que use a contagem binária como parte integrante do programa.

Blocos Sonoros

Jogos e muitas outras aplicações utilizam efeitos sonoros e fundos musicais para acrescentar emoção. Nesta lição você irá aprender a usar os blocos do makecode relacionados aos sons através de uma série de projetos, siga com calma, a seu tempo e divirta-se.  😉

Você irá utilizar o micro:bit para reproduzir músicas simples, conectando uma caixa de som externa, um conjunto de fones de ouvidos, ou mesmo um alto falante retirado de algum brinquedo velho. Iremos viajar pelo Jardim de Sons construindo projetos para transformar um micro:bit em dispositivos musicais.

Os blocos disponíveis na categoria Música são os apresentados abaixo, iremos utilizá-los de acordo com os projetos que veremos a seguir.

Para estes projetos, além do micro:bit você irá precisar de um fone de ouvido, caixa de som ou mesmo de um alto falante usado.

A música é um instrumento primordial para impulsionar as emoções.

Pensando nos games, a trilha sonora é o ponto alto dentro de uma trama.

A música marca tanto, que somente de ouvirmos algumas notas podemos identificar um game. Encontramos a trilha deste jogo icônico para nos inspirar.

Criando Melodias

Abra o makecode e inicie um novo projeto. Nesta atividade você pode programar seu próprio código para criar uma música. Utilize o simulador para tocar sua música ou melodia usando o próprio alto falante de seu computador ou tablet. Procure utilizar blocos de repetição, condicionais e outros blocos para obter o resultado desejado.

O vídeo a seguir demonstra uma pequena melodia que será executada em loop por estar dentro do bloco sempre.

A seguir compartilhamos o código para você estudar e modificar.

Vamos falar de música...

Como nem todas as pessoas estão familiarizadas com os elementos usados nas partituras, vamos detalhar um pouco sobre este tema a seguir. Isto ajudará muito na hora de você criar seus projetos. E se você já está familiarizado com isso, aprenderá como utilizar estes recursos dentro do ambiente de programação Makecode.

Como vimos, o conjunto de blocos de música incorporada no Makecode nos permite tocar música em nosso micro:bit.

Para reproduzir uma nota, usamos o seguinte bloco:

Onde 440 = frequência (em Hz) e 1 batida o equivalente a 500 milissegundos.

Tocando notas musicais

Para reproduzir uma nota de um determinado tom, precisamos especificar a frequência. Se soubermos a frequência de diferentes notas musicais, podemos transcrever músicas tocadas em um piano, flauta, violino para ser executada no micro:bit. O makecode facilita bastante mostrando um teclado de piano e o nome da nota para que não precisemos saber as frequências de cada uma das notas musicais, por exemplo:

Transcrevendo músicas de partituras

 Se quisermos recriar nossas músicas favoritas em nosso micro:bit, primeiro precisamos de uma compreensão básica da partitura.

A seguir está uma lista das notas mais comuns usadas em uma partitura musical: Clave de Sol

Como cada Dó tem uma posição diferente na pauta, dependendo da oitava em que se encontra. Utilizaremos um número ao lado da letra C (Dó) para dizer em qual oitava ele está.

A figura abaixo ilustra o teclado utilizado no Makecode e as respectivas notas Dó.

A seguir está a partitura de uma música muito popular. Você imagina adivinhar o que é?

Esta é a Grande Valsa, conhecida popularmente como Nokia Ringtone.

Você deve ter notado alguns símbolos especiais # no início da pauta. Este símbolos indicam que algumas das notas são sustenidos (teclas pretas do piano). Neste caso, as notas agudas são:

F#, C# e G#

Abaixo está a mesma partitura, porem com as notas reais escritas abaixo da pauta.

Não podemos deixar de falar sobre o Tempo

Se olharmos novamente para as notas em uma partitura, notaremos que elas possuem diferentes formas. Essas diferentes formas determinam os tempos, nosso objetivo não é detalhar os conceitos, nomes… nosso foco é nos tempos. Observe a tabela abaixo:

Observe que algumas das notas têm um ponto depois delas. Para essas notas, precisamos multiplicar a duração por 1,5.

A figura a seguir ilustra como podemos utilizar estes recursos musicais por meios dos blocos do Makecode.

Desafio

  • Programe seu micro:bit para tocar o toque Nokia Ringtone apresentada acima;
  • Use um loop para repetir o toque 4 vezes;
  • Adicione alguma regra para parar o toque quando pressionar o botão ‘A’.

Uma possível solução… 

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