Em nosso tutorial anterior, trabalhamos com sequencias musicais. Que tal usarmos os sensores para interferir no processo de sons. Se tem uma coisa que todo músico nerd gostaria de ter é um Theremin. 🙂
Theremin?!?!?
Se você não conhece esta maravilha, assiste o vídeo do próprio Léon Theremin tocando o seu Theremin.
O Theremin é um instrumento eletrônico estranho e maravilhoso que não requer contato físico. O Theremin foi inventado em 1920 por Léon Theremin, um dos primeiros engenheiros eletrônicos da Rússia. É tocado movendo as mãos perto de duas antenas – a primeira controla o volume da saída e a segunda a afinação. Para quem é gosta de música eletrônica, vale a pena saber que o Theremin inspirou Robert Moog a inventar o sintetizador, portanto, embora seja um instrumento pouco usado, teve um efeito poderoso na história da música.
Como comprar não está em nossos planos, podemos trabalhar em como fazer algo parecido usando o micro:bit. O Theremin possui um sistema bastante complexo, porém podemos usar nosso amigo micro:bit para obter algo parecido. Neste protótipo usaremos o sensor de luminosidade do micro:bit para modificar a frequência dos sons e mostraremos duas maneiras de controlar o volume:
utilizando os blocos em inclinar para a esquerda e em inclinar para a direita;
e utilizando os blocos no botão A pressionado e no botão B pressionado.
Abaixo compartilhamos o código completo de nosso projeto, e adicionamos mais um item:
Mostrar no diplay do micro:bit um gráfico apresentando a intensidade do volume, usando para isto o bloco plot bar graph of volume.
Seja curioso e divirta-se!!!
Chegamos ao final deste tutorial, já dá para você se divertir, incomodar os vizinhos ou se exibir para os amigos com o seu Theremin mão-na-massa! 😉