Jardim de Sons - Parte 4

Piano

Este nosso terceiro projeto será um pouco mais complexo e usaremos uma técnica muito parecida com a que utilizamos ao construir nossa caixa registradora de moedas, o uso de sistema binário, esta estratégia será útil pois na escala maior de Dó (C), temos as seguintes notas musicais: 

Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si (C-D-E-F-G-A-B);

ao todo são sete notas e novamente temos a limitação de pinos, mas como aprendemos anteriormente isto pode ser facilmente resolvido usando a estrutura binária. 

Organize os materiais necessários e vamos colocar a mão-na-massa.

Além do micro:bit, você irá precisar de:

  • Papel A4;
  • Papelão;
  • Palitos de sorvete;
  • Papel alumínio ou fio rígido;
  • Cola;
  • Jumper com garra de jacaré;
  • alto falante ou fone de ouvido.

Como será o mapa do teclado

Para que possamos obter as 7 combinações para as notas musicais, usaremos o pino 1, pino 8 e pino 2.

 

Temos uma oitava combinação que é P1, P2 e P8 desligados, isso mesmo, esta também é uma combinação usando o sistema binário, esta combinação será utilizada para não emitir som de nenhuma nota musical.

 

Você deve ter percebido que desta vez não estamos utilizando pino 0 nas combinações, isto irá ocorrer pois ele será utilizado para a saída de som.

 

E onde está este tal P8?

 

Para detalhar melhor isto iremos usar uma imagem detalhada do micro:bit.

Observe na figura ao lado que o micro:bit possui várias trilhas mais finas, em geral usamos uma placa de expansão quando queremos utilizar estes pinos extras.

Note que ao lado do P1 temos uma trilha chamada P8.

Com um pouco de cuidado e um pedaço de fita isolante, podemos colocar uma garra de jacaré conectada ao P8 sem que ela encoste na trilha do pino P9 e na garra conectada ao P1 .

Caso os pinos P8 e P1 se encostem  teremos o acionamento indesejado de uma nota musical.


Durante a montagem do projeto poderemos usar fita isolante ou outra fita adesiva para deixar tudo mais organizado e sem encostar um no outro. 😉

A figura ao lado ilustra como será a enviada os 3,3 volts do pino 3V do micro:bit para os pinos P1, P2 e P8.

Montagem

1. As partes de papelão de nosso projeto vieram de uma caixa de sapatos.

2. Para a confecção das teclas utilizamos 7 tiras de papelão, com medida de 2cm x 14cm. 

3. Para a confecção da base utilizamos um pedaço de papelão com 14 cm x 26 cm.

Estas medidas não precisam ser exatas, é apenas uma referência para você poder construir seu projeto.

4. Colamos em cada extremidade das teclas um pequeno pedaço de EVA com certa de 1,5 cm por 2cm. O objetivo deste EVA é criar um distanciamento  e não permitir que o papel alumínio colado nas teclas não fiquem em contato direto com os fios que serão fixados na base.

5. Em um dos lados das teclas colamos uma fita de papel alumínio, em nosso modelo usamos também pedaços de fio rígido (fio de cabo de rede desencapado) para melhorar a condutividade. São fios de cobre, muitos bons para manusear. Você pode utilizar papel alumínio usado para assados ou se você tiver disponível, fita adesiva de papel alumínio. 

O papel alumínio será o condutor da corrente. Quando qualquer uma das teclas do piano for pressionadas,  elas enviarão 3,3 volts para os Pinos 1, 2 e 8. Esta corrente será enviada através do fio conectado ao pino 3V do micro:bit. 

 

6. Para construir os contatos que ficarão na base você precisará de fitas de papel alumínio ou fios rígidos (fio de rede ou telefonia). Nós utilizamos fio rígido pois achamos mais fácil de manusear e sempre temos alguns pedaços aqui no laboratório. Cada fio terá cerca de 30 cm, depois você poderá cortar para ajustar. 

 

7. Fixamos estes três fios na base usando pequenas tiras de fita isolante, tomando o cuidado para que eles não se encostem uns nos outros.

8. Utilizamos fita isolante amarela para fixar as teclas na base. Observe que na foto usamos fita isolante de cores diferente somente para facilitar a identificação do local que usamos. Você pode utilizar qualquer fita, isolante, crepe, ou qualquer outra que você tinha disponível. Esta fita irá fazer o papel de dobradiças.

 

9. Você irá precisar de um quarto fio rígido ou de fita de papel alumínio para conectar uma tecla nas outras. Observe que usamos um fio rígido e uma fita de papel alumínio para fazer a ligação. As teclas serão conectadas posteriormente no pino 3V do microbit.

10. Agora que as teclas já estão interligadas, é hora de organizar os contatos da base. Usaremos fitas isolante para bloquear ou permitir qual pino (Pin1, Pin2 e Pin8) irá receber os 3,3 volts que virão pelas teclas. Perceba que novamente usamos fita isolante de cor diferente (vermelha) para facilitar a visualização. Você vai precisar de vários pequenos pedaços.

11. Após ter colocado as fitas, você já deve estar com o teclado finalizado, agora é ligar os fios no micro:bit, codificar a programação e se divertir. Preparamos um vídeo detalhado sobre a programação utilizada.

12. Deixamos mais algumas imagens para facilitar as ligações.

Hora de codificar

A seguir compartilhamos o código completo de nosso exemplo para você estudar, modificar e se desenvolver…

Seja curioso e divirta-se!!!

Rolar para cima