Desvendando o micro:bit Matemática em todo canto Quente ou frio My little pet Dados digitais Hot wire Contos fantásticos Escape vírus Pedra, papel, tesoura Pixel memory Campo minado Pandemia - Missão de resgate bit:repeat - Jogo da imitação magic:bit - Jogo da adivinhação
Este livro apresenta o universo da programação e da criação por meio de uma série de desafios utilizando o micro:bit, nosso gadget preferido. Enquanto se divertem, crianças, jovens ou adultos podem aprender programação utilizando o micro:bit.
Muitas vezes você pode se perguntar, comprei um micro:bit, o que posso fazer com ele? Neste livro desmistificamos que o micro:bit é uma placa apenas voltada ao universo infantil, ele é um computador poderoso, com sensores e muitos recursos inseridos nele.
Neste livro você você terá acesso a um conjunto de 13 projetos, onde você irá estudar e explorar programação por meio de blocos, enquanto vai conhecendo Python, de uma forma prática e envolvente, construindo games totalmente funcionais.
Nossa principal plataforma de programação para o aprendizado dos conceitos fundamentais da ciência da computação será o Makecode da Microsoft, é o primeiro passo para explorar recursos mais avançados com linguagens como o Python.
Tecnologia não é mágica, porém aprender a criar tecnologia é realmente mágico, e qualquer um pode aprender, especialmente você. Este livro irá ajudá-lo a entender como muitos dos jogos são criados, modificando-os à sua maneira, e assim criar sua própria magia.
Seja curioso e divirta-se!
ORGANIZAÇÃO DOS CAPÍTULOS
O primeiro capítulo apresenta o micro:bit e o Makecode, neste capítulo é descrito de forma rápida e objetiva os elementos de partida para o uso dos recursos. Do capítulo 2 ao capítulo 14, são abordados os projetos, finalizando com uma breve apresentação sobre como compartilhar seus projetos, e por fim, uma breve descrição do eixo Pensamento Computacional do Currículo de Tecnologia e Computação (CIEB) e uma matriz de correlação do conteúdo deste livro em relação ao presente currículo.
Capítulo 1 – Desvendando o micro:bit
Capítulo 2 – Matemática em todo canto
Capítulo 3 – Quente ou frio
Capítulo 4 – My little pet
Capítulo 5 – Dados digitais
Capítulo 6 – Hot wire
Capítulo 7 – Contos fantásticos
Capítulo 8 – Escape vírus
Capítulo 9 – Pedra, papel, tesoura
Capítulo 10 – Pixel memory
Capítulo 11 – Campo minado
Capítulo 12 – Pandemia – Missão de resgate
Capítulo 13 – bit:repeat – Jogo da imitação
Capítulo 14 – magic:bit – Jogo da adivinhação
Capítulo 15 – Compartilhar. Neste apêndice, nosso objetivo é apresentar uma forma de compartilhar seus projetos com seus amigos e comunidade.
Apêndice – Pensamento Computacional. Neste apêndice, temos o objetivo de apresentar uma breve descrição do eixo Pensamento Computacional do Currículo de Tecnologia e Computação (CIEB), bem como uma matriz de correlação com os assuntos abordados nos capítulos deste livro.
Detalhes da obra
PROGRAMANDO JOGOS COM MICRO:BIT
Hackids Editora
ISBN: 978-65-996767-0-3
Indicação: 6º Ano (EF2), 7º Ano (EF2)
Assunto: pensamento computacional, programação, robótica, tecnologia, microbit, makecode, python
Ano da última edição: 2021
Faixa etária: a partir de 8 anos
Dados técnicos
Formato: impresso
Encadernação: wire-o
Dimensões: 21,5 x 29,7 x 1,6 (cm)
Número de páginas: 234
Capa: triplex 300gr
Miolo: off set 90gr
Capítulo 1 – Desvendando a micro:bit apresenta as características da micro:bit e do ambiente de programação Makecode, bem como o processo de conexão e transferência da programação entre o Makecode e a micro:bit.
Capítulo 2 – Matemática em todo canto: é hora de explorar a tabuada. Neste jogo, você irá explorar a utilização de variáveis para registro de dados, como números aleatórios. Também dará seu primeiro passo na tomada de decisão e controle de fluxo dos programas.
Capítulo 3 – Quente ou frio: neste divertido projeto, que não é propriamente um jogo, você aprenderá a utilizar os sensores internos da micro:bit enquanto se aprofunda na construção de operadores lógicos para controle de fluxo dos programas.
Capítulo 4 – My little pet: você irá mergulhar no mundo dos emojis e na construção de animações, explorando seu uso na construção de um pet virtual. Tudo isso enquanto aprende um pouco sobre o acelerômetro e outros sensores e entradas da micro:bit. Cuidado para seu pet não ficar com frio ou calor 😉
Capítulo 5 – Dados digitais: construir um dado com a micro:bit é um projeto clássico. Desta vez, você irá explorar recursos matemáticos como aleatoriedade, arredondamento, escolhendo entre projetar algo para um ou dois dados.
Capítulo 6 – Hot wire: você já deve ter visto ou brincado com o jogo labirinto elétrico. Pois bem, é hora de tirar o arame da gaveta e construir este clássico jogo, tudo isto enquanto explora o uso de múltiplas variáveis para registro de falhas e recompensas. E não podemos deixar de lado que serão utilizados os blocos de entrada para controle de ações que ocorrem nos pinos da micro:bit.
Capítulo 7 – Contos fantásticos: neste jogo, inspirado no famoso Rory’s Cube, novamente é explorado o recurso de múltiplas variáveis e aleatoriedade, tudo isso para construir uma das ferramentas de narração de histórias mais valiosas para escritores de todas as idades.
Capítulo 8 – Escape vírus. É sempre legal jogar um arcade, melhor ainda é construir o seu. Você será inspirado a construir um projeto inspirado no clássico Space Invaders. Você está sob uma intensa chuva virótica, se der bobeira será contaminado. Ao longo do projeto, repetições, criação de variáveis, criação de sprites, utilização dos blocos especialmente construídos para games são alguns dos itens apresentados neste capítulo.
Capítulo 9 – Pedra, papel, tesoura. Este é um jogo clássico para quem está entrando no mundo da micro:bit, mas aqui gostamos de apimentar os projetos. Será necessário aprofundar na elaboração de rotinas de tomada de decisão, expressões lógicas mais complexas, uso de elementos de aparência, registro de pontuação e a cereja do bolo, a comunicação entre dois micro:bit’s. Isso mesmo, este é um projeto que pode ser jogado em duplas, cada um com sua micro:bit.
Capítulo 10 – Pixel memory: no projeto Hot Wire, sua coordenação motora foi colocada a prova, agora queremos ver como anda sua memória e coordenação motora juntas. Você irá explorar a construção de variáveis booleanas, construções melódicas, construção de múltiplas funções para decompor problemas, novos tipos de repetições, manipulação individual dos LEDs do display, aleatoriedade associada às coordenadas x e y. Além de algo incrível da ciência da computação, a recursividade.
Capítulo 11 – Campo minado: você tem apenas dez segundos… isso mesmo, apenas 10 segundos para desarmar a bomba. Aqui será explorada a comunicação serial da micro:bit para aprender e entender a coleta de dados de sensores internos da micro:bit. O acelerômetro será seu joystick, suas condicionais ficarão mais complexas, aprenderá a usar operadores AND (E) e usar o conceitos de vidas para seu sprite (jogador). Mas não para por aí, ainda terá desafios para construção de animações e o uso de recursos de brilho para melhorar a aparência e jogabilidade.
Capítulo 12 – Pandemia: Missão de resgate. Se você estava preocupado ao construir o Escape Vírus, agora temos variações dos vírus, enquanto em Escape Vírus tínhamos apenas um vírus, agora eles sofrerão mutações, variações letais e não letais. Você irá explorar repetições de forma muito mais aprofundada, sistema de pontuação e vidas baseados em regras, movimento através das coordenadas (x e y), criação de funções, padrões melódicos diferentes para as ações do jogo e estabelecimento de níveis de dificuldade.
Capítulo 13 – bit:repeat – Jogo da Imitação. Simon diz… inspirado no jogo Genius, é hora de construir um clássico dos jogos, aqui chamado de bit:repeat. Neste projeto, você irá explorar o uso de listas e filas, processamento de strings, criação de variáveis do tipo string e, novamente, o acelerômetro será seu joystick. Iniciará com uma versão com apenas quatro elementos a serem repetidos até chegar ao terceiro projeto, em que não terá limite na quantidade de elementos a serem repetidos e ainda com controle de velocidade.
Capítulo 14 – magic:bit – Jogo de Adivinhação. Vamos construir um pequeno jogo para que você tenha uma ideia de como algoritmos diferentes para o mesmo problema podem ter desempenhos completamente diferentes. Não é mágica, é matemática!
Capítulo 15 – Compartilhar. Neste apêndice, nosso objetivo é apresentar uma forma de compartilhar seus projetos com seus amigos e comunidade.
Apêndice – Pensamento Computacional. Neste apêndice, temos o objetivo de apresentar uma breve descrição do eixo Pensamento Computacional do Currículo de Tecnologia e Computação (CIEB), bem como uma matriz de correlação com os assuntos abordados nos capítulos deste livro.
Olá, meu nome é Wagner Rodrigues,Ms., fundador da Hackids, Parceiro da Fundação Micro:bit para o Desafio Global, Educador micro:bit Champion 2021, mestre em Desenvolvimento de Tecnologia, professor universitário, educador certificado Lego Education, envolvido com a cultura maker, ciência e tecnologia, em conjunto com a BBC micro:bit procura produzir e compartilhar projetos que possam ajudar a resolver os problemas e situações da atualidade.
Tenho plena convicção de que a ciência da computação é uma habilidade que pode ser aprendida e explorada por qualquer pessoa, independente de seu gênero, idade, riqueza ou local de habitação. Assim, é nosso objetivo ajudar tantos quantos forem possíveis a conhecer e aplicar o pensamento computacional e a programação como um meio de criatividade e progressão pessoal.