Emoji Maker - Parte 1

Nesta atividade, desbravaremos o uso dos dois botões do micro:bit, usando-os  como dispositivos de entrada. Escreveremos um código que fará com que algo aconteça na tela como saída ao pressionar os botões. Adicionalmente aprenderemos sobre pseudocódigo, manipuladores de eventos e como aplicar comentários no código.

Objetivos:

  • Aprender sobre como programar os dois botões do micro:bit para realizar ações definidas na codificação.
  • Aprender sobre pseudocódigo;
  • Produzir um projeto inicial que irá receber uma entrada e produzirá uma saída resultante, desta forma está  aplicando o conhecimento adquirido.

Um pouco da história dos emoji´s

Como dissemos, desbravaremos o uso dos dois botões do micro:bit, usando-os  como dispositivos de entrada. Primeiro uma curiosidade!!!

Você sabia que o  primeiro registro do uso de caracteres de texto para representar uma expressão facial, ocorreu no jornal New York Herald Tribune, em 10 de março de 1953?

A sequencia foi a seguinte:

Today
You'll laugh :)
You'll cry :( yes
You'll love S2 (heart-shaped face) 
Hoje
Você vai rir :)
Você vai chorar :( sim
Você vai amar S2 (formato de coração) 

Ao contrário de muitas outras plataformas de microcontroladores, o micro:bit possui muitos sensores embutidos, incluindo um acelerômetro, bússola, sensor de temperatura e dois botões de pressão. Esses sensores, juntamente com um conjunto de LEDs de 25 pixels, significam muito o que explorar sem ter que comprar hardware adicional. 

Considerando a matriz que temos disponível a melhor maneira de usa-lá para ilustrar expressões, será desafiador, pelo pequeno espaço disponível e a complexidade que temos nos emoticons dos aplicativos atuais.

Em 1999, Shigetaka Kurita introduziu o conjunto inicial de emojis como conhecemos atualmente, foram projetados para uma matriz de 12×12, isso é 500% mais pixels que o micro:bit. 🙁

Conjunto original de 176 emoji de Shigetaka Kurita para NTT DOCOMO (1999).
Projetado para uma matriz 12x12.

Na penúltima linha da imagem acima, você observa um pequeno de emoji simples que expressa felicidade, raiva, tristeza, repulsa e surpresa.

Expressões nos emojis de Kurita

Observe como cada olho possui uma resolução de 3×3 pixels e há 2 pixels separando os olhos para que você possa distingui-los facilmente. Com o micro:bit, se você deseja manter um espaço entre dois olhos, você está limitado a um olho largo de 2 px (2 + 1 + 2 = 5), que não acomodaria os olhos “icônicos” ^ ^ ou xx, ou muitos outros.

Confira as expressões de  que usam matriz 8×8, maiores que a 5×5 encontrada no micro:bit, onde muitos olhos expressivos têm 3 pixels de largura:

Emojis em Matriz 8x8

Isto nos levará a alguns desafios nesta lição.

Para ajudar na busca de soluções e inspirações, podemos voltar no tempo e observar os brinquedos com displays de baixa resolução, incluindo um dos meus favoritos, da infância de minha filha: o Tamagotchi. O Tamagotchi original de 1997 tinha uma tela ou matriz de 32×16. Observe na figura abaixo que a boca é simétrica e tem apenas 2 pontos de largura.

Tamagotchi (Bandai, 1997).
Uso de matriz de 32x16

Um grande vantagem do micro:bit é que você tem o poder de incorporá-lo da forma que desejar, ou seja, podemos usar o display do micro:bit como parte de um personagem.

Assim, diferentemente do Tamagotchi, onde a tela exibe o corpo do personagem e sua expressão facial, podemos usar a matriz de LED´s do micro:bit apenas para transmitir as expressões enquanto envolve o microcontrolador em uma forma personalizada que define o corpo do personagem.

Dá uma olhada em mais um exemplo de animais de estimação digitais lançados do mesmo período do Tamagotchi, o Nano Baby, observe como que os olhos, apesar de muito simples, nos traz a memórias as expressões faciais.

Fonte: https://medium.com/@scientiffic/character-design-with-microbit-51c42586caa1

Rolar para cima