Placar eletrônico - Parte 3

Contando coisas com micro:bit

O desafio

Gostamos de propor desafios que envolvam máquinas, engenhocas, dispositivos que estejam sendo usadas no dia a dia das pessoas, das empresas. Este será um desafio para você criar  um programa usando o micro:bit para contar alguma coisa, qualquer coisa.

O programa deverá registrar as entradas armazenando valores nas variáveis ​​e fornecer alguma saída de maneira visual e útil. Você também deve executar operações matemáticas com as variáveis ​​para fornecer resultados úteis para um ambiente real.

O micro:bit possui diferente entradas, no grupo Entrada podemos encontrar, por exemplo:

Para inspirar seu projeto vamos apresentar algumas ideias de dispositivos que já criamos aqui no HacKids Labs.

 

Contador estatístico: utilizado para contagem de itens em indústrias, estacionamentos, controle de pessoas em shows, peças.

Pedômetro: o pedômetro conta os passos que o corredor realiza no treino ou na prova. Se você der um passo de meio metro, 20 cm ou um metro o pedômetro não irá medir a distância, apenar contabilizar a passada. Em que parte de seu corpo seria mais adequado fixar ele?

Você pode projetar uma faixa ou suporte vestível que possa transportar o micro:bit com segurança para que não escorregue durante o exercício.

Processo HacKids Labs

Em qualquer projeto de design, é importante começar entendendo o problema. Nesta etapa de imersão no problema, você pode iniciar entrevistando pessoas ao seu redor que possam ter encontrado o problema que você está tentando resolver. Por exemplo, se você está pensando em construir um contador estatístico, pesquise como eles são usados, formatos, o que é positivo nos modelos atuais e o que não é.

Quais são alguns dos desafios (positivos e negativos) em usar os modelos atuais?

Se você estiver projetando outra coisa, pense em como obter mais informações sobre o seu problema, entrevistando ou observando pessoas usando as soluções atuais.

Em resumo, aproxime-se das pessoas interessadas com o contexto do problema, através do levantamento de informações e observações pertinentes.

Agora que você já tem vários dados e informações é hora de analisar e organizar esses dados, visualmente, visando facilitar a identificação destas oportunidades e desafios.

Em seguida, é o momento gerar ideias inovadoras, através de atividades lúdicas e colaborativas que promovam a criatividade e inovação. Esboce uma variedade de idéias diferentes. Lembre-se, está tudo bem se as idéias parecerem exageradas ou impraticáveis. Alguns dos melhores produtos surgem de idéias aparentemente loucas que podem ser trabalhadas no design de algo útil.

Que tipo de suporte você pode projetar para segurar o micro:bit com segurança?
Como será usado no mundo real, como parte de um design físico?

“Bora” colocar a mão na massa, é o momento de promover a prototipação das ideias, tirá-las do papel. Momento de observar os benefícios das soluções que está propondo e criar um protótipo que possa ser testado

Use o simulador para fazer sua programação e teste várias idéias diferentes. 

Qual é a maneira mais fácil de acompanhar os dados?
Se você estiver projetando para o acelerômetro, tente ver quais valores diferentes são gerados por meio de ações diferentes

#dica
você pode exibir o valor que o acelerômetro está lendo usando o bloco "Mostrar número"; limpe a tela depois para poder ver a próxima leitura.
Lembre-se, você tem o simulador para fazer sua programação e testar várias idéias diferentes.
Dois exemplos de código que podem te ajudar no projeto.

#Exemplo 1

#Exemplo 2

Agora que já tem um protótipo e é hora de testar e validar suas ideias junto às pessoas interessadas, pessoas que poderiam usar o produto.

Inspire-se

Para inspirar seu projeto, tiramos algumas fotos e fizemos um vídeo do nosso contador estatístico que criamos aqui no HacKids Labs para contar a quantidade de pessoas que entraram, quantas saíram e quantas estão em um local, ou seja, um dispositivo para controlar a lotação máxima de um local.

Pensamos neste projeto pois sabemos que em alguns locais é necessário ter um controle da quantidade de pessoas no local, por exemplo, restaurantes, supermercados, shopping, shows, eventos…

Nosso projeto tem as seguintes funções:

  • Sempre inicia com as variáveis zeradas;
  • Botão A, adiciona 1 à quantidade de pessoas;
  • Botão B, subtrai 1 à quantidade de pessoas;
  • Botão A+B, zera as variáveis para começar nova contagem;
  • Agitar, mostra os resultados atuais, quantas pessoas estão no ambiente, e qual o total de pessoas que já entrou no local desde o inicio da contagem.
  • Criamos algumas variáveis para armazenar estes dados e estatísticas.

Para a montagem do protótipo, além do micro:bit, usamos alguns materiais que já tínhamos disponível aqui no laboratório.

Gostamos de compartilhar o código não para que você copie, mas para que você possa estudar, entendê-lo e aprimorar seus conhecimentos.

Como gostamos sempre de dizer… Seja curioso e divirta-se!!!

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