Diversão com Operações Lógicas - Parte 6
Construindo seu próprio jogo de tabuleiro
O desafio
Desta vez a tarefa envolve a criação de um jogo de tabuleiro ou de dados. Você poderá usar materiais como papelão, tintas para pôsteres ou marcadores… o que tiver em casa.
Há vários jogos de tabuleiro que se utilizam de elementos que permitem a construção de tomadas de decisão para sinalizar movimentos, fornecer pistas, aleatoriedade…
Requisitos:
Você deverá criar um projeto original de jogo, no qual micro:bit é um recurso central, e as regras do jogo de tabuleiro devem usar condicionais.
1. Um tabuleiro de jogo ou similar
2. Um programa para o micro: bit
O micro:bit precisa trabalhar em conjunto com o tabuleiro ou com as peças do jogo. Idealmente, o micro:bit deverá ser mais do que um simples substituto para um dado de seis lados, ele pode:
- Simular os resultados de uma batalha entre duas peças;
- Apontar aleatoriamente em uma direção diferente da jornada;
- Gerar um resultado com base em sua inclinação atual;
- Apontar aleatoriamente para os jogadores e destruí-los.
… deixe sua imaginação correr solta!
Lembre-se, usar o diagrama abaixo para elaborar seu projeto pode ser útil.
Inspire-se
Para inspirar, ou e se quiser remixar, servir como ponto de partida para seu projeto, tiramos algumas fotos e fizemos um vídeo do nosso Conte uma história com micro:bit que criamos aqui no HacKids Labs. Este é um jogo para o desenvolvimento da criatividade, imaginação e do improviso!
Em cada rodada, um jogador deve começar clicando no Botão A para selecionar a coluna de categoria e o elemento dela. A partir dos personagens, lugares, eventos… construa sua história usando as palavras representadas pelas imagens.
Nosso projeto tem as seguintes funções:
- Sempre inicia com as variáveis zeradas;
- Botão A, seleciona a coluna de categoria e o elemento da categoria;
- Botão A+B, zera as variáveis para começar nova história;
- Criamos algumas variáveis para controlar as categorias e elementos selecionados.
Para a montagem do protótipo, além do micro:bit, usamos alguns materiais que já tínhamos disponível aqui no laboratório.
Todos os ícones que usamos para representar os elementos foram coletados no site Flaticon, porém você também pode desenhar seus próprios elementos.
Regras
Invente e conte uma história usando até 6 símbolos, escolhidos aleatoriamente nas colunas (categorias) da tabela. Temos seis categorias (Personagem, Acontecimento ou Evento, Animais, Objetos, Veículo, Lugar) e dez possibilidades em cada. Você verá que uma é o ponto de interrogação, ou seja, caso este seja escolhido, você terá a liberdade de inventar um outro personagem ou elemento que não esteja desenhado entre os elementos da categoria, isso abre a possibilidade de usar ainda mais sua imaginação, adicionando seus próprios elementos.
A variável QtdeColunasAUsar, define quantas categorias (colunas) serão usadas, para nosso exemplo definimos o valor como quatro.
Você pode fazer o dowload do PDF da folha de atividade para imprimir e usar clicando no botão abaixo.
Durante nosso processo de testes e validação observamos que seria útil uma funcionalidade para repetir o último resultado da categoria e elemento definidos, isto ocorreu porque simplesmente algo tirou nossa atenção do jogo e não vimos a categoria escolhida.
Isto pode ser percebido na primeira rodada que aparece no vídeo. Isto não é um problema, é um aprendizado, e é isto que fazemos ao seguir o Processo Hackids Labs. 🙂
Criamos então a funcionalidade de repetir o resultado ao apertar o Botão B, porém precisamos criar mais uma variável (Elemento) para armazenar o elemento escolhido, pois na primeira versão do programa, esta escolha era feita no momento em que era apresentada no display pelo bloco mostrar string. Não estávamos guardando o resultado para simplificar o código.
Por isso o processo de validação é tão importante!!! É o momento em que nós podemos testar, usar e avaliar todos os recursos e identificar melhorias que possam ser úteis ao projeto.
Abaixo está o resultado do novo programa para você analisar, testar e se divertir.
Imagine quantas outras mudanças você poderia fazer!!! Seja curioso e divirta-se!!!
Fomos um pouco mais longe e criamos uma segunda versão do programa para que você possa explorar e ampliar seu aprendizado.