Juntando nossa placa de expansão hack:bit com a incrível micro:bit as possibilidades são enormes!
Venha com a gente, embarque nesta aventura tecnológica, criativa e com muita diversão!
A BBC micro:bit como base
de desenvolvimento
A BBC micro:bit não é apenas uma grande placa projetada para crianças, é uma grande placa para todos que querem se familiarizar com a programação e o desenvolvimento de tecnologia utilizando um dispositivo amigável e fácil de utilizar.
Este pequeno computador foi projetado para que iniciantes possam ter uma experiência amigável na construção de seus projetos, não sendo necessário anos de experiência em programação para utilizar este incrível dispositivo.
Interativo, acessível e fácil de programar.
Desenvolvimento da criatividade.
Inteligência Artificial e Machine Learning.
Desvendar a tecnologia para criar tecnologias.
Indo além com hack:bit
Amplie as possibilidades com nossa placa de expansão, genuinamente BRASILEIRA.
Projetada para conectar facilmente sensores, módulos e atuadores usando conector Dupont.
Ela possibilita a construção de projetos com peças de LEGO ou outros materiais de sua preferência, além da possibilidade de conectar alguns dispositivos eletrônicos e controlá-los por programação python ou em blocos (MakeCode e Scratch).
É uma excelente opção para seus projetos de robótica ou feiras de ciências. Para exemplos interessantes de divertidos, visite nossas redes sociais.
Embora a micro:bit seja uma ferramenta de aprendizagem muito útil, é difícil criar temas mais complexos e multifuncionais.
Para resolver esse problema nasceu a hack:bit.
Ao longo de nossa jornada construindo projetos dos mais variados com a micro:bit identificamos alguns pontos importantes. Um deles, é a dificuldade causada pela limitação de tensão da micro:bit, dificultando a conexão de servos ou motores devido a uma fonte de alimentação insuficiente ou risco de fontes externas mal configuradas. Isso não será mais um problema!!!
O design de circuito especial da hack:bit permite que o motor DC e o servo motor obtenham fornecimento de energia suficiente, e proteção à micro:bit de danos devido a tensão excessiva . Se você tem alguns projetos parados devido a problemas de fonte de alimentação, prepare-se para reativá-los com o uso da hack:bit.
Com o suporte de uma fonte de alimentação poderosa e estável, você pode acionar 8 servo motores, 4 motores DC ou 2 motores de passo, ao mesmo tempo, isso mesmo, ao mesmo tempo!!!
Além disso, o acionamento dos motores e servos é controlado por I2C, e o que isso significa???
Significa que não ocupará outros pinos da micro:bit. Mesmo que tantos motores estejam conectados, você ainda pode usar as funções originais da micro:bit normalmente sem nenhum prejuízo a seus projetos.
Você pode estar se perguntando: o que eu vou fazer com tantos motores assim, pra que vou usar isso?
Com fonte de energia disponível e uma versatilidade destas para conectar motores, você pode construir um robô quadrúpede, ou um robô aranha (8 servos) ou um carro como quatro rodas omnidirecionais para fazer sua micro:bit se mover maravilhosamente. Poderá fazer braços robóticos ou a união destas engenhocas, por exemplo um carro com um braço robótico acoplado... em resumo qualquer projeto que seja necessária a versatilidade para serem feitos.
Mais um item legal da hack:bit, observe que temos um jumper chamado Motor Power que você poderá mudar de acordo com o uso. São duas posições de ligação, imagine que você esteja montando um robô autônomo com dois motores N20, e utilizando duas baterias 18650 em série, que possuem uma tensão nominal de 3,7V, ou seja, terá 7,4V.
Em geral a tensão nominal destes motores N20 é de 6V, porém é possível usá-lo com tensões superiores, pois operam com tensão de 3V a 9V. Alimentá-lo com tensões superiores implicará na diminuição da vida útil do motor, mas para alguns projetos vale a pena este sacrifício.
1. ao conectar o jumper em Vin, será destinado aos motores 7,4V, com uma queda de aproximadamente 0,8V (por conta da proteção), entregando cerca de 6,6V, permitindo que você extraia uma boa performance do N20 sem sacrificar muito sua vida útil;
2. ao conectar o jumper em 5V, os 7,4V passarão por um regulador de tensão que entregará 5V para os motores, você terá um desempenho um pouco menor do que o esperado para o motor.
É muito importante conhecer as especificações de seus motores para que você possa extrair o melhor deles em cada projeto, pense que ao utilizar o jumper em Vin é como você estivesse ligando um turbo, fornecendo mais energia para seus motores. 🙂
A hack:bit possui um conjunto flexível de portas de entrada/saída, você não terá problemas em conectar periféricos comuns da plataforma Arduino, é importante salientar que todos os headers utilizados são compatíveis com o padrão Dupont, amplamente utilizado no mercado.
- 2 conjuntos (4 pinos) compartilhados 3V3 ou 5V;
- 5 conjuntos (10 pinos) exclusivos 3V3;
- 2 conjuntos I2C;
- 1 conector para display OLED;
- 1 conector para ESP-01;
- headers laterais para acesso a todos os pinos da micro:bit e outras funções.
Destinamos 4 portas I/O (entrada e saída), para acionar diretamente dispositivos 3V3 ou 5V, são elas P8, P9, P13 e P14. Você pode facilmente identificá-las por utilizarem headers na cor azul. Para utilizar este recurso basta você deslizar a chave de tensão na placa (3,3V ou 5V).
Se você utiliza sensores e módulos que operam tanto em 3,3V e 5V basta manter a chave em 3,3V. Quando precisar utilizar módulos ou sensores especificamente 5V, basta deslizar a chave (faça sempre isso com a hack:bit com a chave on/off em OFF).
Um caso típico que sempre vemos nos workshops, cursos e fóruns é a necessidade de ligar o popular sensor ultrassônico HC-SR04 a uma micro:bit, por ele operar especificamente com 5V é necessário utilizar um conjunto de resistores para proteger a micro:bit contra riscos de dano.
Resolvemos isto para você!!! Agora você terá 4 portas protegidas para utilizar em seus projetos.
Cansado da limitação da matriz de LED´s? Que tal adicionar um display OLED ou um display LCD a seus projetos. Destinamos um conector I2C específico na hack:bit para este propósito. Você pode observar que o display OLED 0,96" I2C encaixa perfeitamente à placa de expansão, porém você poderá utilizar qualquer display I2C.
Sabe aquele projeto de casa inteligente que faz tempo que não sai da gaveta? Imagine poder ligar vários componentes (módulos e sensores), como: sensor de temperatura, sensor de som, sensor de umidade e pressão, gás, CO2, fumaça, servos, motores... construindo os mais variados cenários típicos de um lar, não somente um lar-doce-lar, mas um lar doce e inteligente, uma casa inteligente que torna a vida mais prática, explorando e brincado com ela e tornando tudo mais interessante.
Achou legal!!! Agora imagine tudo isso sendo controlado remotamente, via WiFi, ou coletando os dados dos sensores e enviando tudo para a nuvem. Isso aí, além de ver os dados coletados em um display OLED ou LCD, você pode acompanhar tudo remotamente.
É hora de tirar os projetos que usam conexões Wi-Fi da gaveta e explorar estas possibilidades de forma simples e objetiva, para isto, disponibilizamos um conector específico para um encaixe perfeito com o ESP-01, sem fios e jumpers, isso mesmo, é conectar, programar e usar.
Quando iniciamos o projeto da hack:bit queríamos algo funcional, e que permitisse explorar o grande potencial da micro:bit com vários tipos de materiais, do papelão, E.V.A. e outro materiais reciclados ao blocos de montar da Lego ou similares, para isto o design da placa hack:bit foi estrategicamente elaborado para ser compatível com a união de dois blocos (Lego compatível) 7x5, adaptando-se perfeitamente aos seus projetos Lego e similares, permitindo a construção de uma variedade de formas criativas, como robôs, moinhos de vento, carros e muito mais.
Você pode facilmente programar a micro:bit/hack:bit usando o Microsoft MakeCode. Basta adicionar hack:bit MakeCode Extension e você está pronto para começar. Se você é um iniciante, pode começar com o modo de programação em bloco; simplesmente arraste, solte e encaixe os blocos de codificação. Para usuários mais avançados, você pode alternar facilmente para o modo JavaScript ou Python no MakeCode Editor para programação baseada em texto.
Do bloco ao Python
Utilizamos como plataforma de programação em bloco o MakeCode e o Scratch. Para scripts de programação mais complexos, também ensinamos a trabalhar com Python.
De qualquer forma, para ver e explorar todo o potencial da programação, na prática, é necessário ter a placa micro:bit e a placa de expansão hack:bit, que pode ser adquirida em nossa loja.
A hack:bit foi projetada para conectar facilmente sensores e atuadores usando conectores Dupont. Também pode ser conectado com dois motores de passo ou quatro motores DC e oito servos, possuindo vários circuitos de proteção. Você pode construir seus projetos com peças de LEGO ou outros materiais de sua preferência, conectar alguns dispositivos eletrônicos e controlá-la por programação micro:bit.